"E-FUELs" --A Comissão Europeia irá alterar a sua proposta para proibir a venda de automóveis novos com motor de combustão interna a partir de 2035

Pedro Junceiro - motor24.pt


A Comissão Europeia irá alterar a sua proposta para proibir a venda de automóveis novos com motor de combustão interna a partir de 2035 de forma a acomodar veículos abastecidos com combustíveis sustentáveis, comummente denominados ‘e-fuels’, por promoverem emissões neutras de CO2 no seu ciclo total.

Após um longo braço de ferro entre a CE e uma série de países europeus, com a Alemanha e a Itália à cabeça, a solução passará pela permissão de comercialização de veículos com motor de combustão para lá de 2035, mas apenas cumprindo o requisito de serem abastecidos com combustíveis sustentáveis, de acordo com um documento a que a agência Reuters teve acesso recentemente.

O acordo entre a Comissão Europeia e a Alemanha terá sido alcançado na passada sexta-feira, tendo agora de ser estabelecida uma nova categoria para os automóveis que apenas sejam vendidos com combustíveis neutros em emissões de carbono, cujo desenvolvimento deverá acelerar de ora em diante.

Este desenvolvimento surge depois de alguns países terem colocado entraves à proposta final da CE de proibir a venda de automóveis com motores de combustão a partir de 2035, com a Alemanha, Itália e República Checa, entre outros, a advogarem uma exceção para os combustíveis sustentáveis, cuja produção deriva da captura do dióxido de carbono presente na atmosfera ou de hidrogénio ‘verde’. A Itália tentou ir mais longe e acomodar também a ideia de biodiesel na proposta, mas a mesma não terá chegado a bom porto.

O acordo poderá agora receber a aprovação da generalidade dos países da União Europeia, apesar de algumas críticas.

A medida é vista, sobretudo, como uma forma de possibilitar que construtores de nicho e de desportivos, como é o caso da Ferrari ou da Porsche, de continuarem a lançar modelos com os seus motores de combustão icónicos, como é o caso dos V12 na marca italiana e dos ‘boxer’ na alemã, mantendo-se assim a sua relativa exclusividade.

Tanto mais que a generalidade dos fabricantes com presença europeia está comprometida com a eletrificação, muitas delas com mapas de lançamentos que preveem a sua transição completa ainda nesta década.


Voltar
Eurocams Spanjaard Guarnitauto Flennor Kroon-Oil King PIERBURG HEPU MotoRad KRAWEHL BF ORIGINAL Monroe Trico A.B.S. Delphi KSH Europe Bugatti AE AMC AMC Filter PAYEN Auto Pumps Goetze WD 40 Bilstein VICTOR REINZ Brembo VALLIK Champion Metelli Rainy Day Eristic OSVAT FAI SACHS Ferodo Glyco GMB IPD GRAF INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe TDC NURAL OCAP IVAM Tecneco MOOG NECTO
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos
  • TecAlliance