Saiba porque não deve remover o filtro de partículas do seu automóvel

Saiba porque não deve remover o filtro de partículas do seu automóvel


Eliminar o filtro de partículas é uma prática incorreta que pode ter graves consequências. A remoção deste componente continua a ser frequente em Portugal e a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) veio já dar o seu parecer sobre o assunto.

Perante esta ocorrência, a entidade tem vindo a pedir com alguma urgência ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) e à Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para que intervenham sobre o número crescente de casos sobre a eliminação do filtro de partículas.

Embora os veículos a diesel seja uma escolha frequente entre muitos portugueses, há que ter em mente que este tipo de motores acarretam um número de despesas superiores face aos veículos movidos a gasolina. Se adquirir um modelo recente, este poderá já vir equipado com o chamado filtro de partículas (FAP ou DPF).

O problema é que este pode desgastar-se facilmente consoante as condições da condução. Ao efetuar trajetos urbanos ou curtos, que não criem as condições ideais para a combustão completa das partículas, poderá estar a comprometer a regeneração passiva das mesmas. Caso isto aconteça, poderá ter que desentupir o filtro ou até mesmo substituí-lo.

Para evitar estes problemas e as consequentes despesas elevadas, alguns condutores decidem eliminar o filtro de partículas. Mas será esta uma opção correta para o seu automóvel?

ELIMINAR O FILTRO DE PARTÍCULAS: SIM OU NÃO?

É sabido que caso o motor de um automóvel não consiga completar corretamente o processo de regeneração do filtro de partículas, poderá ser problemático num futuro próximo.

Para resolver esta questão, o condutor terá que tomar uma das seguintes ações: proceder à regeneração forçada do filtro de partículas, limpar o filtro de partículas ou substituí-lo por um filtro recondicionado ou por um novo. Por sua vez, há quem opte, incorretamente, pela polémica remoção do filtro de partículas.

Presente, de um modo genérico, nos modelos a diesel dos anos 2000 até aos nossos dias, a funcionalidade deste filtro obriga à sua permanência no veículo. Perceba porque não deve eliminá-lo.

Porque não deve eliminar o filtro de partículas

Eliminar o filtro de partículas é incorreto e entra em incumprimento com as leis europeias em vigor sobre as emissões poluentes (Euro VI).

Assim sendo, é importante que considere as seguintes manutenções, para que o filtro não lhe traga problemas ao ponto de questionar a sua remoção.

Como proceder?

Uma forma económica e simples de fazer a manutenção do filtro de partículas é através do uso de um aditivo preventivo, testado para o efeito. Ao utilizar um aditivo de limpeza do filtro de partículas, irá conseguir garantir que a combustão e a proteção do filtro sejam as ideais.

Este aditivo auxilia ainda na regeneração eficaz do filtro de partículas, uma vez que aumenta a temperatura através de químicos. Assim, garante que a regeneração é efetuada mesmo em percursos pequenos ou urbanos (cuja regeneração dificilmente completaria-se).

Se efetuar esta manutenção de forma regular, irá conseguir assegurar que o filtro de partículas permaneça limpo de uma forma pouco dispendiosa e prática.

A aplicação deste aditivo deve ocorrer a cada 2 000 – 3 000 km, quando o depósito estiver a passar da metade da sua quantidade e consoante o percurso a ser ainda efetuado.

Entupimento do filtro

Se o filtro já estiver entupido, compensa mais limpá-lo do que substituí-lo. Se assim for, recomenda-se o uso de uma pistola com sonda pulverizadora, desenvolvida para o efeito.

Deve pulverizar 1 litro do produto de limpeza com a pistola. Este produto é capaz de dissolver a sujidade do interior dos filtros de partículas. Aguarde 20 minutos até que o mesmo faça efeito. A fuligem irá dissolver-se e espalhar-se no filtro de partículas, acabando por ser queimada mais tarde, no processo de regeneração normal.

Posteriormente, conduza o seu veículo num percurso de estrada entre 20 – 30 minutos, em rotações e velocidade constantes, para proporcionar a regeneração do filtro.

Note que deve efetuar estas ações como forma de prevenção e não apenas como forma corretiva. Não deixe que o filtro chegue a este estado para começar a agir.

As manutenções constantes também são necessárias. É importante lembrar que o entupimento completo do filtro irá obrigar à sua substituição, o que resulta numa operação que pode custar, em média, cerca de 1 500€. Uma despesa que pode evitar com uma correta manutenção preventiva.

Problemas associados ao filtro de partículas

A ausência das referidas manutenções pode levar à ocorrência de uma data de problemas. Entre eles a contaminação do óleo, a ativação do modo de segurança do motor e consequente significativa limitação da performance, avarias na cabeça do motor ou na pressão do turbo. 

Note ainda que o uso de um lubrificante inadequado pode afetar a durabilidade do filtro sabendo ainda que eliminar o filtro de partículas não é a solução e não garante a passagem na Inspeção Periódica Obrigatória.

ALERTA DA QUERCUS

Tendo por base um estudo apresentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o problema da Qualidade do Ar a que as populações estão sujeitas, a Quercus denunciou, em 2018 que o ar que se respira em certos centros urbanos apresenta graves problemas relacionados com os poluentes.

O estudo da OMS veio sublinhar a existência de partículas finas inaláveis que têm impacto direito tanto no sistema respiratório como no cardiovascular. 

Entre várias denúncias sobre as ações portuguesas que têm impacto no ambiente, a Quercus frisou as 

emissões provenientes da circulação dos veículos automóveis que à margem da lei (e em incumprimento das normas europeias) retiram os filtros de partículas dos escapes e circulam sem qualquer controlo e mitigação de poluentes.

É de relembrar que a OMS revelou que as ameaças ambientais têm resultado na morte de sete milhões de pessoas em cada ano em todo o mundo e que as leis das emissões não são, de todo, brincadeira.

Eliminar o filtro de partículas é um erro grave para o ambiente e para a saúde de todos nós, sendo que, de acordo com a Quercus, é ainda mais grave haver a publicidade online de oficinas que efetuam este tipo de serviço ilegal. 

Estes dados foram tornados públicos a 2 de maio de 2018, pela Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.


In: https://www.e-konomista.pt/eliminar-filtro-particulas/



Voltar
Eurocams Spanjaard Guarnitauto Flennor Kroon-Oil King PIERBURG HEPU MotoRad KRAWEHL BF ORIGINAL Monroe Trico A.B.S. Delphi KSH Europe Bugatti AE AMC AMC Filter PAYEN Auto Pumps Goetze WD 40 Bilstein VICTOR REINZ Brembo VALLIK Champion Metelli Rainy Day Eristic OSVAT FAI SACHS Ferodo Glyco GMB IPD GRAF INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe TDC NURAL OCAP IVAM Tecneco MOOG NECTO
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos
  • TecAlliance