Se elaborarmos uma lista com as avarias mais temidas, os problemas relacionados estariam com certeza no ‘top3’, pelo menos entre aqueles que ainda conduzem automóvel com caixa manual. A embraiagem é um dos elementos centrais do veículo, faz a ligação do motor à caixa de velocidades e permite ao condutor mudar de relação, arrancar, aumentar ou diminuir a velocidade do veículo. Por isso mesmo, é também uma das peças de maior desgaste, dado que é constantemente chamada à ação. Por norma, uma embraiagem deverá ser trocada entre os 120 000 e os 180 000 quilómetros, embora, frequentemente, necessite de ser substituída muito antes, dependendo do tipo de utilização. Os três maiores “vícios” de condução que podem diminuir consideravelmente a sua vida útil:
- Usa e abusa do pedal
Um dos erros mais comuns, é a mania de alguns condutores de pisar duas vezes no pedal para fazer uma única troca de caixa, acionando a embraiagem sem necessidade, com o consequente desgaste adicional.
Em situações em que é necessário recorrer a reduções, também é prejudicial acionar a embraiagem sem antes pisar no travão. Essa prática provoca igualmente maior desgaste à transmissão e reduz a duração do disco em condições ótimas de funcionamento.
- Ponto de embraiagem
Quando praticado em excesso, o ponto de embraiagem é prejudicial. Porquê? Porque o equilíbrio entre a pressão na embraiagem e no acelerador, desgasta os componentes da primeira. Sempre que possível, o melhor será recorrer ao travão de mão, sobretudo, quando for uma manobra mais demorada.
Um erro comum do condutor é pressionar muitas vezes o pedal da embraiagem sem ser necessário. Evite manter descansar o pé em cima do pedal da embraiagem, e quando travar só carregue na embraiagem quando estiver prestes a parar, para não deixar o carro ir abaixo.Se pressionar demasiado no pedal, a embraiagem gasta-se mais depressa e poderá ter que ser substituída em 50 mil quilómetros ou menos. Se sentir um cheiro que lhe parece queimado, mas não parece borracha, é provável que seja da embraiagem, e que esta se desgastou demasiado depressa. Isto acontece por vezes quando tenta fazer arranques em subidas. Terá que pressionar mais no acelerador e largar o pedal do acelerador mais depressa. Noutras ocasiões, o problema poderá não estar relacionado com desgaste. Pode acontecer que carrega na embraiagem mas esta não fica engatada, indicando que o cabo poderá estar demasiado solto. Poderá também haver introdução de ar nas zonas hidráulicas, o que impede os líquidos de atingirem a pressão correta. Estes problemas necessitam de intervenção mecânica para identificar.
- Saltar a primeira
Nunca salte a primeira relação. Evite arrancar em segunda, uma vez que tal provocará um desgaste prematuro e desnecessário dos componentes da embraiagem e também um evitável aumento do consumo de combustível.
Outro problema comum, sobretudo em condutores iniciantes é que normalmente não acionam o pedal da embraiagem corretamente, desaproveitando todo o curso do pedal.
In: motor24.pt