Quando deve mudar os filtros do automóvel?

Quando devo mudar os filtros? - Circula Seguro


Na maioria das vezes não temos o cuidado suficiente com o estado dos filtros. A bem da verdade, nem nos preocupamos porque, à partida são trocados nas revisões. Mesmo assim o Circula Seguro deixa-lhe um compêndio sobre filtros automóvel para que saiba quando deve trocar cada um destes componentes.


Atrasar a substituição dos filtros do veículo ou não a fazer de todo nos intervalos preconizados pelo fabricante, aumenta o consumo de combustível, as emissões de CO2, reduz o nível de conforto e encurta a vida do motor. Trocar os filtros do seu automóvel de acordo com o livro de revisões ou os quilómetros realizados só traz benefícios ao automóvel: maior pureza dos lubrificantes e fluídos, o que culmina numa vida útil, estabilidade e estanquicidade do motor, maior resistência à rotura e à humidade, proteção mais eficaz de todos os componentes e a garantia de um melhor funcionamento do propulsor e do sistema de injeção, o que gera economia de combustível e conforto de condução.
Os filtros têm como função principal proteger o veículo de possíveis impurezas presentes nos óleos lubrificantes, nos combustíveis e no próprio ar. A impurezas dos óleos e fluídos são formadas pelos resíduos da combustão que deriva da fricção das partes mecânicas do motor; as impurezas dos combustíveis têm origem nos sedimentos que são “produzidos” nos depósitos ou pela água a mais que se encontra no próprio combustível, enquanto as impurezas do ar provêm da poluição ambiental e do pólen.

Com que frequência de ser trocado…

… o filtro de combustível?
É recomendável a cada 30 ou 60 mil km, dependendo do tipo de veículo e do construtor. A nossa recomendação é para que o faça a cada 30 mil km, mesmo que o fabricante mencione que pode ser realizado a cada 60 mil km. Assim garante que o circuito de alimentação se manteém em bom estado de conservação durante um período de tempo mais alargado e evita avarias dispendiosas.

… o óleo e o filtro de óleo?
As duas operações estão associadas. Os fabricantes indicam o intervalo mais adequado em função do rendimento técnico do óleo e das caraterísticas do motor. É recomendável trocar o óleo do motor pelo menos uma vez por ano para assegurar a eficiência e o rendimento ótimo do mesmo, uma vez que o óleo tem tendência a perder propriedades com o passar do tempo e o acumular de quilómetros. Quanto ao filtro de óleo, deverá ser trocado sempre que se mudar o óleo do motor de forma a evitar que o óleo novo se misture com o óleo usado.

… o filtro de ar?
A pureza do ar que entra nas câmaras de combustão é vital para o bom funcionamento destes elementos, por isso é importante perceber o estado do filtro de ar e realizar a sua substituição, normalmente, a cada duas revisões. Convém ter em linha de conta que quando um filtro de ar vai perdendo propriedades com a utilização e está obstruído, a mistura de gasolina ou gasóleo/ar não é a mais correta, por isso o veículo perde potência, uma vez que a combustão não está a ser realizada nas melhores condições e acontece um aumento do consumo de combustível.

… o filtro de habitáculo?
Se ocorrem um ou mais dos seguintes fatores, então está na altura de substituir o filtro do habitáculo:
– Há mais de 1 ano ou de 15 mil quilómetros que não troca o filtro do habitáculo;
– Sente algum mau cheiro no interior do veículo quando se liga o ar condicionado ou o aquecimento;
– Nota que se deposita sujidade na face interna do para-brisas;
– Quando o para-brisas está embaciado, a eliminação do vapor é lenta ou parcial;
– Nota que se deposita pó no painel do veículo;
– Houve uma redução na quantidade de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de ventilação.


In www.circulaseguro.pt


Voltar
King Flennor Kroon-Oil Spanjaard PIERBURG HEPU MotoRad KRAWEHL Guarnitauto Michelin KSH Europe Delphi A.B.S. Trico Monroe BF ORIGINAL AE AMC AMC Filter PAYEN Auto Pumps Goetze Bilstein WD 40 VICTOR REINZ Breda Lorett Brembo VALLIK Metelli Champion Rainy Day Eristic OSVAT SACHS FAI Ferodo Glyco GMB IPD GRAF INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe TDC NURAL OCAP SKF MOOG IVAM NECTO Tecneco
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos
  • TecAlliance