Quando trocar as pastilhas dos travões?

As pastilhas dos travões desempenham um papel crucial na travagem dos veículos, pelo que devem ser mantidas em bom estado. O tempo de uso recomendado para a substituição das pastilhas dos travões depende de vários fatores, entre os quais o tipo de utilização do carro e o tipo de condução que faz com ele.

No entanto, para efeitos de referência, a recomendação é que substitua as pastilhas da frente a cada 60 mil km e as de trás a cada 120 mil km. Caso tenha dúvidas sobre esta necessidade, não hesite em consultar o seu mecânico.

Alguns sinais de que as pastilhas precisam de ser trocadas:

Quando deteta o desgaste das pastilhas dos travões, as luzes do painel de instrumentos dão o alerta de imediato.
Sente um chiar ao pressionar o pedal de travagem do carro? É igualmente possível que as pastilhas estejam a ficar desgastadas.
Se conseguir observar as pastilhas no interior das rodas, por detrás das jantes, e elas possuírem menos de 3mm, é recomendado que as substitua.
Por outro lado, se ao travar sente uma vibração no volante e no pedal, deve proceder à substituição dos discos de travão, que estarão empenados. Confira esta necessidade ao observar se a espessura do disco é irregular ou consulte o seu mecânico o mais depressa possível.
 
Caso não troque as pastilhas quando necessário ou permitir que se gastem por completo, vai danificar os discos ou o pistão da pinça ao travar. Os discos, por sua vez, também podem e devem ser substituídos periodicamente. Caso um deles se parta, o carro perde a capacidade de travar, o que é extremamente perigoso pois pode provocar acidentes rodoviários graves.

Agora que já sabe mais sobre como funcionam as pastilhas de travão e o sistema de travagem do carro, partilhe estas informações com os seus amigos e familiares. Afinal, o conhecimento não ocupa lugar.

Lembre-se também de prestar atenção ao estado das suas pastilhas de travão e pratique sempre uma condução defensiva.

Viaje em segurança!


In: www.controlauto.pt
Voltar
Flennor Kroon King Spanjaard HEPU Delphi Guarnitauto PIERBURG MotoRad KRAWEHL KSH Europe Michelin AE Perfect Circle AMC PAYEN AMC Filter Goetze Auto Pumps WD 40 Bilstein VICTOR REINZ Breda Lorett Brembo VALLIK Champion Metelli Emytra Rainy Day OSVAT Eristic FAI SACHS Federal Mogul Ferodo Glyco GMB GRAF IPD INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe NURAL TDC OCAP SKF IVAM NECTO MOOG Tecneco
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos
  • TecAlliance