A importância das escovas limpa vidros

Apesar de estarem mesmo à frente do nosso nariz (quando estamos dentro do carro, claro), nem sempre sabemos tudo o devíamos sobre as escovas limpa vidros. São um mecanismo simples com uma função óbvia, mas a verdade é que a borracha limpa para brisas precisa de cuidados adequados para funcionar e para não danificar o vidro do carro. Apesar de por vezes serem descuradas, pois não são utilizadas com muita frequência, em alguns casos, só são usadas nos tempos mais chuvosos, as escovas limpa vidros, são tão importantes para a sua segurança, como a pressão dos pneus ou o óleo do carro, pois podem prejudicar gravemente a sua condução.

 

Felizmente, garantir o seu bom desempenho é simples: neste artigo listamos todas as informações importantes sobre as escovas limpa vidros, a sua limpeza e manutenção. Bloco de notas a postos? Vamos a isso!

 

COMO FUNCIONAM AS ESCOVAS LIMPA VIDROS?

 

 

Parte do sistema de limpeza dos vidros, as escovas limpa para brisas removem a sujidade, a água e a neve ou gelo da superfície do para brisas, sendo especialmente importantes durante as estações mais chuvosas. São constituídas por braços movíveis com uma extremidade de borracha que se adapta à curvatura do vidro.

 

Este mecanismo tem vários modos de funcionamento, que podem ser acionados por um interruptor localizado no interior do veículo, junto ao volante. Ao mesmo tempo, pode ser ativado o dispensador de líquido de lavagem, ideal para fazer a limpeza do vidro quando este está seco.

 

OS PERIGOS ASSOCIADOS ÀS ESCOVAS LIMPA PARA BRISAS

 

 

O principal risco associado à pobre manutenção das escovas limpa para brisas está relacionado com a segurança do veículo e dos seus passageiros. A visibilidade é uma absoluta necessidade na estrada, e um para brisas sujo ou danificado pode ser suficiente para prejudicar a visão do condutor e provocar um acidente de carro.

 

Por estes motivos, uma manutenção assídua deste mecanismo, assim como uma limpeza frequente, são essenciais para o seu bom funcionamento e para a segurança do condutor e dos passageiros.

 

MANUTENÇÃO DAS ESCOVAS LIMPA VIDROS

 

A manutenção engloba vários cuidados: prestar atenção ao mal funcionamento, limpar frequentemente, trocar e mudar as escovas limpa para brisas. Explicamos como pode fazer cada uma destas coisas de forma rápida, prática e sem complicações.

 

CUIDADOS A TER COM A BORRACHA LIMPA PARA BRISAS

 

borracha limpa para brisas está constantemente em contacto com uma superfície quente e exposta aos raios ultravioleta, pelo que estão sujeitas ao desgaste que as torna rígidas e quebradiças.

 

Por isso, se notar danos nas escovas, sons estranhos no contacto da borracha com o vidro, falta de contacto entre os dois elementos ou mesmo falhas na limpeza, poderá estar na altura de trocar as suas borrachas.

 

Para prevenir estas situações, pode ter alguns cuidados extra, como é o caso de garantir que o líquido de limpeza de encontra sempre a um nível adequado, manter os vidros do carro também limpos e evitar usar as escovas limpa vidros quando estes possuem uma camada grossa de gelo ou se encontram completamente seco.

 

Por outro lado, a limpeza frequente das escovas é essencial para prevenir danificações do para brisas e do próprio motor das escovas. A sujidade pode acumular-se e impedir ou prejudicar a movimentação dos braços, assim como secar e riscar o vidro.  

 

COMO LIMPAR AS ESCOVAS LIMPA PARA BRISAS?

 

Felizmente, limpar as escovas é muito simples: vai precisar de panos limpos e líquido limpa vidros (ou sabão com água quente - pode ser o sabão da loiça).

 

Coloque os braços virados para cima e use um pano húmido para limpar cada uma das escovas de uma ponta à outra. Faça este movimento várias vezes, virando o pano para utilizar sempre uma parte limpa. Quando o pano passar pela escova sem retirar sujidade, ela estará finalmente limpa.

 

COMO MUDAR AS ESCOVAS LIMPA PARA BRISAS?

 

Por norma, as escovas limpa para brisas duram cerca de 1-2 anos. Depois deste período de tempo, ou se verificar que estão danificadas antes disso, devem ser trocadas. Este é um processo super simples e que lhe pode poupar dinheiro, pois evita a danificação do vidro do carro.

 

O primeiro passo para trocar as suas escovas limpa vidros é obter umas escovas novas que sejam compatíveis com as do seu carro e com a armação. Depois, levante os braços de metal e localize a borracha antiga. Para soltá-la poderá precisar de uma chave de fendas ou simplesmente de pressionar a mola adjunta. Retire a borracha limpa para brisas desgastada e encaixe a nova no mesmo lugar. Note que cada modelo pode ter especificidades diferentes de encaixe. Repita os mesmos passos com a outra escova.

 

Para garantir que as novas escovas limpa vidros estão bem colocadas, teste a limpeza com água em todos os modos e velocidades disponíveis e confirme se se movimentam sem problemas, limpam toda a superfície do vidro e não se desencaixam.

 

Agora que já sabe mais sobre as escovas limpa vidros, partilhe estas informações com quem precisa. Boa viagem!

 

In: www.controlauto.pt

Voltar
Flennor Kroon King Spanjaard HEPU Delphi Guarnitauto PIERBURG MotoRad KRAWEHL KSH Europe Michelin AE Perfect Circle AMC PAYEN AMC Filter Goetze Auto Pumps WD 40 Bilstein VICTOR REINZ Breda Lorett Brembo VALLIK Champion Metelli Emytra Rainy Day OSVAT Eristic FAI SACHS Federal Mogul Ferodo Glyco GMB GRAF IPD INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe NURAL TDC OCAP SKF IVAM NECTO MOOG Tecneco
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos
  • TecAlliance