Vai deixar o carro parado na garagem? Saiba os cuidados a ter


Vai deixar o carro parado na garagem? Saiba os cuidados a ter

Como qualquer máquina, os automóveis são fabricados para funcionarem de forma continua. Descubra os cuidados a ter com o carro parado por um longo período.

Carro estacionado em garagem
O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ter um carro parado na garagem não é necessariamente sinónimo de poupança. Muito pelo contrário, deixar o automóvel sem utilização por muito tempo pode trazer problemas em diversos componentes e levar a grandes despesas.

Saiba que os travões, óleo, bateria, embraiagem e até o combustível costumam perder a qualidade ao fim de um período sem utilização.

Apesar dos avanços tecnológicos da indústria automóvel terem ajudado a ampliar a folga em relação aos problemas resultantes do facto de o carro estar parado, é aconselhável ir dando uma vista de olhos ao veículo.

Se o o período for superior a um ano, acredite que o automóvel vai precisar ainda de mais cuidados. Em tempos mais longos é importante que todos os lubrificantes, outro tipo de líquidos e combustíveis sejam retirados, pois os mesmos correm o risco de endurecer e estragar as peças.

Para que mais tarde não venha a ter problemas com o carro parado na garagem por muito tempo, tome algumas precauções para manter a vida útil do veículo.

CARRO PARADO NA GARAGEM: OS COMPONENTES QUE PODEM FICAR ESTRAGADOS

1. Bateria

Como mudar a bateria do carro em 10 passos

A maioria dos problemas graves só começa a surgir depois de mais ou menos um mês do carro estar parado. Mas tenha em atenção que este período pode até ser menor, se o veículo ficar exposto à humidade ou ao calor.

O principal problema, nesse caso, pode ser mesmo a bateria, que, se não estiver com carga máxima, pode ficar sem energia. Portanto, se vai viajar e deixar o carro parado na garagem o melhor é mesmo desligar os cabos da bateria.

2. Travão de mão

Outra das coisas que deve fazer é não utilizar o travão de mão para imobilizar o carro. Isto porque pode levar a que as sapatas do travão fiquem empenadas. O melhor é colocar uns calços nas rodas para evitar que o carro se mova.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Convém também perceber se o local onde deixa o carro parado tem muita humidade. Se for esse o caso, as lonas de travão podem oxidar e colar ao tambor, fazendo com que as rodas traseiras fiquem bloqueadas. Antes de deixar o carro parado deve lubrificar os discos e tambores de travão.

3. Caixa de velocidades

como funciona a caixa mudanças manual

No caso de veículos com caixa de velocidades automática, deve manter a caixa na posição P, enquanto nos carros com mudanças manuais deverá optar por engrenar a marcha-atrás.

Para os automóveis que ficarem parados até seis meses sem utilização, o melhor é deixar um peso sobre o pedal da embraiagem para evitar que o disco da embraiagem cole.

4. Pneus

encher pneus

Os pneus devem ficar cheios acima do recomendado pela marca, assim a forma original será preservada. Caso o tempo de inativação do carro seja muito elevado, aconselhamos ao uso de cavaletes (ou algo semelhante) para levantar o veículo durante esse tempo.

5. Combustível

Sabia que o combustível tem prazo de validade? Após muito tempo armazenado o combustível perde as suas propriedades. No caso do gasóleo, o combustível pode mesmo apodrecer.

Se isso acontecer, convém retirar todo o conteúdo do depósito antes de deixar o carro parado pelo tempo que vai estar fora. Além do combustível, o próprio depósito pode apresentar problemas se o material usado for alumínio

Voltar
Guarnitauto Spanjaard King KSH Europe Kroon PIERBURG HEPU MotoRad KRAWEHL Flennor AE Perfect Circle AMC AMC Filter PAYEN Goetze Auto Pumps WD 40 Bilstein VICTOR REINZ Breda Lorett Brembo VALLIK Champion Metelli Emytra Rainy Day OSVAT Eristic FAI SACHS Federal Mogul Ferodo Glyco GMB GRAF IPD INA Kavo MAHLE KS NDC NPR Europe NURAL TDC OCAP SKF IVAM MOOG NECTO Tecneco
  • PortoR. Engº Ezequiel Campos, 14
    4100-228 Porto

    autosilva@autosilva.pt

    N 41.170020º
    W 8.648949º
  • LisboaR. da Estação, 8/8A
    2695-038 Bobadela LRS

    autosilva@autosilva.pt

    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Encomendasencomendas@autosilva.pt

    PORTO
    N 38.807065º
    W 9.095878º

    LISBOA
    N 38.807065º
    W 9.095878º
  • Horário de FuncionamentoSEGUNDA A SEXTA
    09h00 - 13h00 | 14h00 - 19h00

    SÁBADOS
    Encerrado
  • img
  • Política de Privacidade
  • Qualidade e Ambiente
  • Instruções do Site
  • Recursos Humanos